Relacionamentos

Ai, ai.. esses meus alunos. Cada pergunta difícil (rsrsrs). Vamos lá: Por que certos relacionamentos duram tanto e outros tão pouco? Pergunta difícil. Não tenho como responder, mas vou refletir um pouco a respeito. A princípio, creio que o que nos faz permanecer com alguém não é o que a pessoa tem a nos oferecer, não são as qualidades dela, mas a vontade que temos de nos doar, de fazer o outro feliz; aquele desejo inexplicável de estar perto, de saber o que ela faz. Sempro digo e já escrevi isso antes: amor é doação. Há pessoas que nos fazem ser melhores, arrancam de nós coisas boas que estavam adormecidas, despertam em nós sentimentos bons, atitudes positivas. Muitos relacionamentos não são duradouros porque projetamos príncipes e princesas, parceiros perfeitos e, na realidade, estes não existem. É preciso ter uma certeza: o amor da minha vida também tem defeitos. Só assim podemos continuar. Se esperarmos do outro a perfeição, que nós também não podemos oferecer, o fim está próximo. Atualmente, há aqueles que trocam de namorada(o) como quem troca de roupa. Respeito isso, mas não quero viver assim, sempre descobrindo a superfície do outro. Nem com amigos vivo isso. Cada um de nós tem algo mais, escondido, a ser descoberto; tesouros infindáveis que são enterrados pelo tempo, pelas mágoas, decepções, traições, etc. Aceito o medo da morte, da doença, mas do amor, não. Enfim, o relacionamento duradouro é aquele que nos liberta, nos fortalece, nunca aquele que nos prende, nos escraviza, nos separa das outras pessoas que amamos. Amar supõe evoluir todos os dias, conhecer o outro cada vez melhor, construir com ele um lugar no mundo em que as pessoas, ao entrar, sentirão que ali existe vida, carinho sincero, vontade de acertar, e isso, não acontece repentinamente. Amar é perseverar na busca do que há de belo naquele que nos faz melhor. Ah, mas não se esqueça, um sinal do amor é o respeito. Se não houver respeito ...
Um beijo no coração, Bruno.

Comentários

  1. amei

    vc é d+ prof, tiro o chapeu qdo crescer quero ser igual a vc rsrs

    brincaderinha .....mas ti admiro d+

    ResponderExcluir
  2. mandou bem Bruno, curti!

    ResponderExcluir
  3. As palavras são pedaços da alma de quem as escreve...
    penso isto dos seus textos, são incríveis!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios. Fico até sem jeito. Mas obrigado de coração.

    ResponderExcluir
  5. Como fui conhecer seu blog só agora?! O Integral deveria tê-lo convidado a dar uma aula no comecinho do ano. =)
    Seus textos proporcionam uma leitura agradabilíssima.
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI LORENA! OBRIGADO PELO ELOGIO. FOI MUITO BACANA DAR AULA AÍ PARA VOCÊS. SE DEUS QUISER ANO QUE VEM TEM MAIS. UM BEIJO NO CORAÇÃO.

      Excluir
  6. voce escreve lindamente!
    te admiro mais ainda, como pessoa... e professor kkkk
    Ana Beatriz.

    ResponderExcluir
  7. professor seus textos são muito bons ((:

    ResponderExcluir
  8. Além da genialidade de um professor é um grande poeta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia!!! Quanto ao poeta, resta rir... kkkk Abraço.

      Excluir
  9. Um excelente profissional e uma ilustríssima pessoa! Você contribui para um mundo de pessoas melhores... Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  10. Além de dar excelentes aulas, escreve muitíssimo bem! Incrível!

    ResponderExcluir
  11. Pessoa iluminada com dom que combina com "Tom" rs de escrever as coisas certas com as palavras certas... Textos assim nos prendem a leitura ,nos faz refletir ... Obrigado meu querido e mais uma vez ...texto expetacular.... Mora no meu coração ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, aí... essa mensagem está com jeito de ter saído de Ribeirão Preto! Bjo gigante!

      Excluir
  12. Volta pro Alfa Toledo Brunão! Belo texto... Além de excelente professor é um excelente escritor. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh foi muito legal o ano passado aí. Quem sabe voltamos por aí um dia desses. No momento vocês estão muuuito bem servidos de prof. de Geo/Soc aí. Valeu! Aquele abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por sua interação! Pensar sempre!