VERDADE E AMOR

As pessoas deviam ter um gatilho na garganta: quando pronunciassem — eu te amo —, mentindo, o gatilho disparava e elas explodiam.

A frase é uma interpretação própria de um trecho de uma crônica de Ferreira Goulart que faz lembrar de outra citação famosa de Saint Exupéry em O pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Sem dúvida, os sentimentos devem ser valorados e nenhum outro interesse tem direito de suplantar aquilo que se sente. Brincar com algo tão importante é desprezar a beleza intrínseca do que há dentro da alma. Ainda que aparentemente rígida e intransponível, não há viv'alma que não deseje ser amada. O amor, quando verdadeiro, transforma, vivifica. Eu sei que não é fácil, mas precisamos buscar ser autênticos e, em se tratando de sentimentos, mentir aos outros é, principalmente, enganar-se e ferir. É preciso ser tardio e reflexivo para criticar e ágil para elogiar. E, é claro, estou falando de amor, como um sentimento puro, desinteressado e sincero, nem de longe me refiro a sexo. Não podemos ter medo de dizer "te amo", principalmente àqueles que convivem conosco cotidianamente. Escrevo isto após ouvir da Rafa (minha filha mais nova) um te amo sincero e desinteressado, que me fortaleceu e me inspirou. Por outro lado, como tratado no início, brincar com palavras tão importantes é irresponsável. A boca precisa falar, e geralmente fala, do que o coração está cheio, mas, cuidado, é preciso gerar coisas boas e evitar os ferimentos da alma. Ah, e só para deixar claro, ao contrário de Goulart, não desejo que ninguém exploda, mas que todos tenhamos oportunidades de amar e sermos amados verdadeiramente, sem interesses secundários.

Um beijo no coração, Bruno.

Comentários

  1. Que lindo professor...é isso mesmo!E o amor que você tem por tudo que faz é visível em sala de aula!O blog está show.Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo! Belo texto, inpirador, verdadeiro, valeu a pena ter lido.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Stephanie. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto assim como você professor ;D
    Quando leio seus textos me sinto bem !!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Prof. Você é o cara :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua interação! Pensar sempre!